Projeto SuperElas oferece um recomeço para mulheres afetadas pela enchente em Porto Alegre
Primeiro curso do projeto inicia com formação em Auxiliar de Beleza
Segunda-Feira, 02 de Dezembro de 2024
O Projeto SuperElas é uma iniciativa transformadora criada pelo Sistema de Ensino Gaúcho (SEG) em parceria com a Defensoria Pública do Estado e a plataforma de crowdfunding Vakinha. Destinado a mulheres que sofreram pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o projeto tem como objetivo oferecer capacitação profissional gratuita, promovendo a reinserção no mercado de trabalho e a autonomia financeira.
Moradoras do bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre, serão contempladas com 15 vagas em cursos técnicos profissionalizantes e 120 vagas em cursos de qualificação de três meses, voltados especialmente para mulheres que não concluíram o ensino médio. Segundo Paula Simões Dutra de Oliveira, dirigente do NUDECA, “a ideia é favorecer a qualificação dessas mulheres, contribuindo com a reinserção no mercado de trabalho e ampliando a profissionalização”. Mulheres atingidas pela enchente que assolou o Estado em maio e que são mães solos podem se inscrever entrando em contato pelo seguinte WhatsApp: (51) 9916 49691.
Para atender às necessidades das participantes que são mães, o projeto ainda prevê o encaminhamento dos filhos para a educação infantil, permitindo que as mulheres possam participar dos cursos sem preocupações adicionais.
“Nosso objetivo é proporcionar formação de qualidade para que as participantes possam reconstruir suas vidas e encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho,” destaca Alana, diretora da Escola SEG de Porto Alegre.
A primeira qualificação do projeto, o curso de Auxiliar de Beleza, tem início hoje e beneficiará 40 alunas. Ministrado pelas professoras Vitória Garré e Camila Braatz, o curso ocorrerá três vezes por semana e tem previsão de término para o dia 31 de março de 2025. Durante a formação, as participantes aprenderão técnicas de maquiagem, design de sobrancelhas e práticas relacionadas a cabelo e corpo, possibilitando atuação como auxiliares em salões ou no empreendedorismo no setor da beleza.
Entre as participantes, destaca-se Isabel da Silva Ataíde. Já formada em depilação, Isabel reside no bairro Rubem Berta e trabalha atendendo em casa. Ela buscou a qualificação para ampliar as opções de atendimento que pode oferecer em sua residência. Isabel tem cinco filhos — trigêmeos de 5 anos, um de 9 anos e outro de 14 — e saiu do Sarandi em busca de novas oportunidades após perder tudo na enchente. Recomeçando sua vida, ela acredita que a qualificação será mais uma oportunidade para ampliar seu trabalho e conquistar melhores condições para sua família.