Projeto "SuperElas" irá apoiar mulheres afetadas pelas enchentes em Porto Alegre
Iniciativa é uma parceria do SEG com a Defensoria Pública do Estado e a plataforma Vakinha
Sexta-Feira, 04 de Outubro de 2024
Nesta terça-feira, 1 de outubro, ocorreu o evento de lançamento do Projeto SuperElas, uma iniciativa que visa auxiliar mulheres impactadas pelas enchentes do RS a restabelecerem suas carreiras profissionais. Criado a partir de um convênio do SEG com a Defensoria Pública do Estado e a plataforma de crowdfunding Vakinha, o Projeto irá beneficiar moradoras do bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre, com a oferta gratuita de cursos profissionalizantes.
Durante a cerimônia de lançamento, Marco Antônio Olivas, Diretor de Marketing do SEG, compartilhou suas reflexões sobre os desafios enfrentados pela comunidade: “Estamos com uma alegria difícil de expressar. Há exatamente cinco meses, nossos prédios estavam todos embaixo d'água. Estivemos com mais de 100 alunos mobilizados em todas as cidades do Rio Grande do Sul, ajudando as pessoas atingidas pelas chuvas naquele momento. É nesse momento que se faz a união das pessoas. Passamos por um período muito difícil, mas conseguimos dar a volta por cima. Darmos as mãos para transformarmos o mundo.”
O programa oferecerá 15 vagas em cursos técnicos profissionalizantes da SEG. Além disso, serão disponibilizadas outras 120 em cursos de qualificação de três meses, visando oportunizar a capacitação de mulheres que não concluíram o ensino médio.
Segundo a dirigente do NUDECA, Paula Simões Dutra de Oliveira a ideia é “favorecer a qualificação dessas mulheres, contribuindo com a reinserção no mercado de trabalho e ampliando a profissionalização”.
Considerando que muitas das contempladas são mães, a defensora ressalta que o projeto ainda prevê o encaminhamento dos filhos para a matrícula na educação infantil, caso necessário.
O evento ainda contou com a apresentação do Projeto Ouviravida, que promove o ensino e formação musical de crianças da Vila Pinto, no bairro Bom Jesus.