Transformando Sonhos em Realidade: A Jornada Inspiradora de Paula Joséli com o SEG
Como o Curso Técnico em Massoterapia ajudou Paula a realizar o sonho de fazer trabalho voluntário
Quinta-Feira, 29 de Agosto de 2024
Por Camila Amorim- Jornalista
Até onde os nossos sonhos podem chegar? Essa é uma das perguntas que me faço diariamente. As respostas, muitas vezes, encontro no momento em que estou trabalhando, rodeado por tantas histórias inspiradoras e motivacionais. A transformação que o SEG causa na vida das pessoas não é apenas profissional, mas também uma transformação de sonhos e desejos em realidade. Esta é mais uma das histórias que me enchem o peito de orgulho ao contar.
Paula Joséli Flores Nunes, aluna do Técnico em Massoterapia da Escola SEG de Porto Alegre, teve uma de suas maiores realizações com o SEG. Desde a infância, Paula sonhava em ajudar pessoas, conhecer novos lugares e culturas, e ver outras formas de encarar o mundo. Ela já trabalhou como técnica em enfermagem em uma UTI oncológica, mas com o tempo, sentiu a necessidade de buscar uma área da saúde que não envolvesse mais a dor da perda, e sim, o ganho.
"Assim, iniciei o curso técnico em Massoterapia pelo SEG, onde aprendi que também podemos ajudar o próximo trazendo conforto e bem-estar", afirma Paula. Nestes dois anos como aluna do SEG, ela pôde aprender muito com os professores sobre a anatomia do corpo, como e quando utilizar cada manobra de massagem para alcançar o objetivo final: trazer conforto e bem-estar ao próximo. "Aprendi também, em cada ação que participei, a me comunicar melhor com o público e a aperfeiçoar aquilo que aprendi em sala de aula", diz ela.
Hoje, Paula está realizando trabalho voluntário em Caia, distrito da província de Sofala, em Moçambique, na África. Para ela, o que está lhe ajudando no trabalho é a experiência que já tem como técnica em enfermagem e agora como técnica em massoterapia. Paula explica como é o trabalho que está realizando: "Em cada atendimento, faço uma abordagem inicial perguntando nome, idade e se há algum problema de saúde. Após isso, realizo a aferição da pressão, glicemia e também massagem relaxante, quick massage ou terapêutica. Dependendo desta avaliação inicial, recomendo a consulta médica quando necessário. Também oriento sobre alguns cuidados básicos, como beber mais água (filtrada, se possível, ou fervida) e, conforme a possibilidade, diminuir ou incluir alguns alimentos na dieta."
Paula ainda explica que, para quem também se interessa em trabalho voluntário fora do país, o primeiro passo é adquirir conhecimento na área em que pretende atuar. Por isso, a importância dos cursos técnicos. Depois, é preciso procurar uma organização de confiança que precise de voluntários na sua área de atuação. "O mais importante é ter a vontade de ajudar o próximo e a disposição de se doar", diz ela. Ao todo, foram 15 dias de experiência durante este ano de 2024, e no próximo ano, Paula já tem uma vaga garantida para voltar e continuar por mais um período fazendo o seu trabalho.
O SEG abre inúmeras oportunidades de realizações, seja qual for o seu sonho. E você, está pronto para iniciar os estudos conosco e realizar os teus sonhos?