SEG Cursos Técnicos assina termo de cooperação com DPE/RS
Na cerimônia foi entregue ao Sistema Gaúcho de Ensino o Selo de Engajamento Social da DPE/RS
Sexta-Feira, 12 de Maio de 2023
O SEG Sistema de Ensino Gaúcho e a Defensoria Pública do Estado (DPE/RS) firmaram uma parceria pioneira para ajudar mulheres vítimas de violência no Estado. O Projeto Recomeçar, idealizado pelo SEG a partir da atuação do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM-DPE/RS), tem como objetivo proporcionar a retomada da autonomia econômica e social das mulheres vitimadas. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança do RS, de janeiro até o momento, quase 20 mil mulheres já sofreram algum tipo de violência no estado.
A proposta do Projeto é ofertar bolsas de estudo integrais em cursos técnicos para as vítimas encaminhadas pela DPE. Os cursos estão disponíveis em diversas áreas, como enfermagem, radiologia, segurança do trabalho e informática, entre outras.
Para se inscrever, as mulheres devem procurar a DPE e manifestar interesse em participar. A partir daí, os Defensores farão uma avaliação e encaminharão a vítima para uma entrevista, em que será identificada a área de afinidade entre os diversos cursos oferecidos pelo SEG.
A profissionalização é uma forma de ajudar essas mulheres a buscar um novo caminho e romper com o ciclo de violência, possibilitando a retomada da autoestima, da cidadania e da independência financeira.
O Defensor Público-Geral, Dr. Antonio Flávio agradeceu à direção da escola pela importante e pioneira parceria com a Defensoria. Destacou a relevância que a possibilidade de ensino e qualificação terá na vida dessas mulheres, que poderão então buscar um novo caminho longe do ambiente adverso em que viviam.
Durante a cerimônia de assinatura do termo de cooperação, o Diretor de Marketing do SEG, Marco Antônio Olivas, ressaltou a importância da criação de políticas públicas que visem à prevenção e à punição dos agressores, bem como a garantia de apoio e proteção às vítimas. A dirigente do NUDEM, Liseane Hartmann, destacou que a profissionalização pode ajudar a criar coragem para buscar a autonomia não só da mulher, mas também da família, possibilitando uma nova trajetória e um novo futuro.
Com a concretização desta parceria, o SEG recebeu o Selo de Engajamento Social da Defensoria Pública, distinção que busca reconhecer as empresas que têm iniciativas sociais de inclusão, estímulo à preservação da dignidade humana, efetivação dos direitos humanos e do acesso à justiça em conjunto com a DPE. Espera-se que o Projeto Recomeçar possa evoluir mais e auxilie muitas outras mulheres, inclusive aquelas em privação de liberdade.
O documento foi assinado pelo defensor público-geral, Antonio Flávio de Oliveira, pelo diretor de marketing do Sistema Gaúcho de Ensino, Marco Antônio Olivas, pelo subdefensor público-geral para Assuntos Jurídicos, Alexandre Brandão Rodrigues, e pela defensora pública dirigente do NUDEM, Liseane Hartmann.