[Coronavírus] Dicas para preservar a sua saúde mental
Em tempos de pandemia, precisamos reforçar a importância do cuidado com a saúde mental
Segunda-Feira, 11 de Maio de 2020
O trabalho, o lazer, as visitas aos amigos e os encontros com os familiares. De repente tudo mudou. Adotado como medida de combate ao coronavírus em países de todo o mundo, o isolamento social está transformando as nossas rotinas. Explorando um caminho até então nunca percorrido pela humanidade, estamos todos nos readaptando.
Entre as mudanças mais comuns, hoje, alguns de nós executam seu trabalho diretamente da sala de estar, outros comemoram mais um ano de vida em chamadas de vídeo, tudo isso atrelado a incertezas, medo e muitas vezes, notícias nada animadoras. Em tempos de pandemia precisamos, mais do que anteriormente, reforçar a importância do cuidado com a saúde mental. Diante disso, o SEG - Sistema de Ensino Gaúcho convidou a Psicóloga e Professora da Instituição, Tatiane Froelich para recomendar algumas dicas sobre como preservar a sua saúde mental nesse período.
Aceite a realidade
Aceitar as mudanças geradas na forma de nos relacionarmos, trabalharmos e de aprendermos é fundamental para você conseguir fazer os ajustes necessários em sua rotina. Independente do julgamento quanto às adaptações que todos estamos vivendo, neste momento elas não são uma escolha e sim um fato, esta é a nova realidade para a qual precisamos nos adaptar.
Mantenha proximidade com pessoas que você ama
Aproveite o momento para fazer chamadas de vídeo com pessoas importantes para você. Encontros online podem trazer a sensação de proximidade e permitem, inclusive, retomar o contato com pessoas que há algum tempo, por motivos diversos, você não tem conversado.
Mantenha uma rotina
Estabeleça horários de dormir, acordar e fazer as suas refeições, lembrando-se de beber água. Importante: reserve também um tempo no seu dia para realizar atividades de lazer e exercícios físicos.
Limite o tempo de acesso a notícias
Desde o noticiário da televisão até a sua rede social, você se depara com inúmeras informações a respeito da pandemia. Por isso, defina horários ou um tempo para acompanhar notícias. É importante manter-se informado. Mas o excesso de informações, ou o direcionamento apenas para notícias negativas, pode aumentar o seu nível de ansiedade.
Faça algo novo
Aproveite este período para ler aquele livro ou assistir aquela série/filme que há bastante tempo está na sua lista de desejos. Também é momento para aproveitar diversos cursos que estão sendo ofertados de forma gratuita sobre um tema que é do seu interesse ou ainda, de algum conhecimento que fuja completamente da sua realidade de trabalho. Que tal experimentar um novo prato para o jantar, decorar um canto da sua casa, criar uma peça de roupa, aprender um novo jogo?
Conteúdo extra
Para você se aprofundar ainda mais, reunimos dois materiais para leitura. O primeiro é a Cartilha de Enfrentamento do Estresse em Tempos de Pandemia, preparada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-Campinas), juntamente com outras Instituições. A segunda leitura recomendada é a Cartilha de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Como obter ajuda?
Ligue para:
Disque Saúde - 136
Centro de Valorização da Vida - 188
Central de Atendimento à Mulher - 180
Atendimento online, clique aqui.
Você pode gostar também dos seguintes artigos:
- Dicas de séries para a área da saúde
- Dicas de séries para área de gestão e negócios
- Dicas de séries para a área da beleza
- [Coronavírus] Por que é tão importante ficar em casa neste momento?
- [Coronavírus] Dicas para estudar em casa