Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos visa capacitar o aluno a identificar, através de métodos, técnicas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto de uma organização, tornando-o competente para atuar nos diversos subsistemas que integram a área de Recursos Humanos nas empresas.
Reconhecido pelo MEC:
A Faculdade SEG É credenciada junto ao MEC através da Portaria nº 1259 de 16/09/2011 - transferência de Mantença pela Portaria MEC Nº 49 D.O.U. de 29/01/2018.
Duração média:
2 anos
Objetivos do curso:
> Contribuir na formação acadêmica de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento tecnológico e a incorporação crescente de novos métodos e processos de distribuição de bens e serviços.
> Transformar o conhecimento tecnológico em soluções concretas de problemas que inclui o reconhecimento, delimitação dos mesmos e o consequente encaminhamento de soluções.
> Desenvolver habilidades sob os aspectos conceitual, tecnológico e humanístico, buscando, assim, torná-los competentes tecnicamente, e com as ferramentas necessárias ao exercício da profissão.
> Diagnosticar, elaborar, executar e acompanhar programas eficientes e atualizados de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, carreira e sucessão, avaliação de desempenho, saúde do trabalhador, alinhados e contextualizados à cultura organizacional.
> Compreender a dinâmica das relações entre empregados e empregadores nos contextos, social, político e econômico.
> Estabelecer prioridades, definir alvos, objetivos, verificar estratégias para sua implementação e a direção mais garantida de sucesso, através da elaboração de análise e diagnóstico para detectar conflitos e problemas.
> Planejar as estratégias de Recursos Humanos, a partir da cultura e do ambiente organizacional e de negócios.
Principais atividades executadas pelo profissional da área:
> Supervisionar áreas de recrutamento e seleção, de análise e descrição de cargos, de administração de salários, de treinamento e desenvolvimento e de serviço social.
> Analisar o mercado de mão-de-obra.
> Utilizar as diferentes formas de recrutamento de pessoal e os critérios do processo de seleção.
> Executar práticas no processo de avaliação de desempenho na empresa, visando melhorar a atuação do colaborador, através de treinamento ou movimentação interna.
> Lidar com equipes de trabalho e administrar conflitos.
> Diagnosticar a necessidade de melhorar o nível de satisfação dos colaboradores / clientes.
> Analisar, interpretar e articular dados e informações, de acordo com a cultura da empresa, para que seus colaboradores estabeleçam a sinergia e contribuam para os objetivos desta.
> Representar a empresa junto a entidades de classe.
Prof. Dra. Clarice da Fontoura Paim
Responsável pelas atividades de coordenação, planejamento, acompanhamento, controle e avaliação das atividades do Curso.
Contatos: coord.grh@estudeseg.com.br e pedagogico.faseg@estudeseg.com.br
MATRIZ CURRICULAR:
1º Semestre - 360h
> Modelos de Gestão
> Gestão Estratégica de Pessoas
> Psicologia das Relações Humanas
> Ética e Pesquisa
> Legislação Trabalhista
2º Semestre - 360h
> Comportamento Organizacional
> Relações de Trabalho e Diversidade nas Organizações
> Liderança e Gestão de Equipes
> Rotinas de Departamento Pessoal
> Projeto Interdisciplinar: Responsabilidade Socioambiental e Endomarketing
3º Semestre - 360h
> Recrutamento e Seleção
> Avaliação do Desempenho e Indicadores de Gestão de Pessoas
> Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas Organizações
> Gestão de Cargos e Remuneração
> Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho
4º Semestre - 360h
> Projeto Interdisciplinar: Empreendedorismo
> Planejamento de Vida e Carreira
> Consultoria e Auditoria em Gestão de Pessoas
> Tendências, Inovações e as Novas Tecnologias de Gestão de Pessoas
> Optativa
Atividades complementares - 160h
Carga horária total - 1600h
Semestre |
Componente Curricular |
C/H Total |
1º |
Modelos de Gestão |
72 |
Gestão Estratégica de Pessoas |
72 |
|
Psicologia das Relações Humanas |
72 |
|
Ética e Pesquisa |
72 |
|
Legislação Trabalhista |
72 |
|
Subtotal |
360 |
|
2º |
Comportamento Organizacional |
72 |
Relações de Trabalho e Diversidade nas Organizações |
72 |
|
Liderança e Gestão de Equipes |
72 |
|
Rotinas de Departamento Pessoal |
72 |
|
Projeto Interdisciplinar: Responsabilidade Socioambiental e Endomarketing |
72 |
|
Subtotal |
360 |
|
3º |
Recrutamento e Seleção |
72 |
Avaliação do Desempenho e Indicadores de Gestão de Pessoas |
72 |
|
Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas Organizações |
72 |
|
Gestão de Cargos e Remuneração |
72 |
|
Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho |
72 |
|
Subtotal |
360 |
|
4º |
Projeto Interdisciplinar: Empreendedorismo |
72 |
Planejamento de Vida e Carreira |
72 |
|
Consultoria e Auditoria em Gestão de Pessoas |
72 |
|
Tendências, Inovações e as Novas Tecnologias de Gestão de Pessoas |
72 |
|
Optativa |
72 |
|
Subtotal |
360 |
|
Total Carga Horária |
1440 |
|
Atividades Complementares |
160 |
|
Total |
1600 |
|
Optativas ao Aluno |
|
|
Libras – Língua Brasileira de Sinais |
72 |
|
Saúde Mental no Trabalho |
72 |
CORPO DOCENTE:
Titulação |
Nome |
Disciplinas |
Adriana Machado Pooli |
- Doutoranda em Psicologia - Mestra em Psicologia - Bel. em Direito. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6049716291757875 |
- Legislação Trabalhista - Saúde Mental e Trabalho |
Aline Mendonça Fraga |
- Mestre em Administração - Mestra em Economia - Bel. em Administração. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2953272730699329 |
- Modelos de Gestão - Relações de Trabalho e Diversidade nas Organizações |
Cibele Cheron |
- Doutora em em Ciência Política - Mestra em Ciências Sociais - Bel. Ciências Jurídicas e Sociais Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3587159747981587 |
- Ética e Pesquisa -Treinamento e Desenvolvimento e Educação nas Organizações |
Clarice da Fontoura Paim |
- Doutora em Administração - Mestra em Administração e Negócios - Especialista em Administração de Recursos Humanos - Bel. em Administração Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5869369255752684 |
- Gestão Estratégica de Recursos Humanos - Comportamento Organizacional - Modelos de Gestão - Liderança e Gestão de Equipes - Avaliação de Desempenho e Indicadores de Gestão de Pessoas - Consultoria e Auditoria em Gestão de Pessoas |
Cristiane Fraga da Silveira Sastre |
- Doutoranda em Administração - Mestra em Administração - MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias - Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho - Bel. em Psicologia. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5003293075792341 |
- Recrutamento e Seleção |
Fernando Augusto Melo Colussi |
- Mestre em Direito - Bel. em Direito Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4892824176852963 |
- Legislação Trabalhista - Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho |
Jeyson dos Santos Ribeiro |
- Esp. em User Experience - Bel. em Administração .Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5271582747955795 |
-Treinamento e Desenvolvimento e Educação nas Organizações |
Silvia Maria Zunino Saucedo |
- Esp. em Lógica e Metodologia Científica - Bel em Ciências Jurídicas e Sociais Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6662818362004965 |
- Legislação Trabalhista |
Tatiane Cristine Froelich |
- Mestra em Psicologia - Bel. em Psicologia Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6403289301449762 |
- Psicologia das Relações Humanas - Comportamento Organizacional - Liderança e Gestão de Equipes - Gestão de Cargos e de Remuneração - Recrutamento e Seleção - Planejamento de Vida e Carreira |
Vanessa Amaral Prestes |
- Doutora em Administração - Mestra em Administração -Especialização em Gestão em Comércio Exterior e Negócios Internacional - Bel. em Comércio Exterior Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8860639401265963 |
- Comportamento Organizacional - Gestão de Cargos e Remuneração |
Calendário Acadêmico:
Turno da Noite: acesse clicando aqui.
Bibliotecas virtuais:
Acesse clicando aqui.
Tutoriais:
Manual do aluno: acesse clicando aqui.
Edital:
Processo Seletivo 2021-1: acesse clicando aqui.
O que é a Ouvidoria?
A Ouvidoria é o órgão responsável pelo recebimento de reclamações, sugestões e elogios de todos aqueles que se relacionam direta ou indiretamente com a instituição de ensino.
Como funciona a Ouvidoria?
A Ouvidoria irá receber e consultar o setor envolvido na manifestação, monitorar as providências adotadas quando necessário e assegurar respostas às reclamações, sugestões e elogios registrados pela comunidade interna e externa do SEG - Sistema de Ensino Gaúcho.
É necessária a identificação ao contatar a Ouvidoria?
Não, mas as manifestações para a Ouvidoria que não possuírem identificação servirão apenas como indícios e alertas.
Para formalizar uma reclamação ou sugestão na Ouvidoria é necessário que o reclamante se identifique com o nome, matrícula (se for aluno) e dados para contato. No entanto, se desejar o sigilo do seu nome e dados, basta solicitar por escrito no mesmo e-mail e as informações pessoais serão resguardadas na Ouvidoria, sendo utilizadas apenas se for imprescindível para a solução do problema.
A Ouvidoria apresentará o nome de quem efetuou a interação, caso este não solicite claramente que sua identidade seja mantida em sigilo.
Quando contatar a Ouvidoria?
A Ouvidoria não substitui os tradicionais canais de relacionamento com os departamentos da instituição de ensino. Antes de procurar a Ouvidoria, faça o contato com as centrais de atendimentos dos setores administrativos, com o representante de sua turma ou com a Coordenação de seu curso.
Portanto, a Ouvidoria deverá ser acionada somente como canal de atendimento de última instância, estando pronta para atendê-lo caso não tenha obtido resposta do departamento em questão ou queira recorrer da informação recebida.
Quais são as formas de contato?
Ouvidoria atende a comunidade interna e externa através do email:
ouvidoria@estudeseg.com.br.
Onde Encontrar
Rua Borges de Medeiros, 269, Centro, Santa Cruz do Sul. CEP: 96810-034
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