DETALHES QUE FAZEM DIFERENÇA: QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS AO ELABORAR UM CURRÍCULO
Descubra os principais erros na hora de elaborar o seu currículo
Terça-Feira, 03 de Janeiro de 2023
Alguns erros apresentados em um currículo podem ser determinantes para a eliminação do candidato do processo, o deixando de fora já da etapa de entrevistas. Considerando que o papel do recrutador é selecionar os profissionais mais adequados ao cargo, o que significa que precisará eliminar os menos habilitados ao longo do processo, critérios básicos como a falta de requisitos ou a ocorrência de erros que poderiam ser evitados já podem fazer diferença nos primeiros filtros aplicados pelo avaliador.
Veremos agora os principais erros cometidos por candidatos ao elaborar um currículo - e o que você deve fazer para evitá-los.
1.1 ERROS GRAMATICAIS
Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, cerca de 34% dos currículos apresentados para um processo seletivo acabam sendo eliminados por conta de erros gramaticais. Esse dado mostra que os erros de português são mais eliminatórios que a falta de experiência na área pretendida, 25%. De acordo com o levantamento realizado com os recrutadores, erros gramaticais tendem a estar ligados com a falta de domínio do idioma, falta de atenção e displicência do candidato, fazendo com que ele sequer tenha a possibilidade de avançar para uma entrevista.
Para evitar erros gramaticais é recomendado que os candidatos se atentem a algumas dicas básicas, como:
a) Leia bastante
O ato da leitura continua sendo uma das ferramentas mais importantes na construção de um vocabulário diversificado, além de contribuir para fortalecer a concentração e a atenção.
b) Revise o que escreve
É preciso sempre revisar o que se escreve para conferir se a informação transcrita traduz com exatidão aquilo que o candidato deseja apresentar. Sempre que possível, peça que alguém próximo leia o que você escreveu: além de encontrar possíveis erros que você não identificou, será possível ter uma segunda opinião sobre o que o texto está realmente informando.
c) Use ferramentas de correção ortográfica
Quando você utiliza o auxílio de ferramentas que realizam a correção ortográfica automaticamente, a probabilidade de ocorrer erros diminui.
d) Identifique seus principais erros
Todos nós cometemos um erro ou outro com mais frequência que o habitual. Identificar quais são esses cenários, faz com que possamos nos atentar a sua recorrência.
1.2 DOCUMENTOS PESSOAIS
Como mencionado anteriormente, a apresentação de informações pessoais como identidade, CPF, Título de Eleitor entre outros, não é necessária nesta etapa. É preciso diferenciar as áreas de Recursos Humanos (responsável pelo processo de recrutamento e seleção) da área de Departamento Pessoal (responsável pelo processo de contratação. Demonstrar ao recrutador que você não sabe fazer essa diferenciação, pode também contribuir para a sua eliminação do processo.
1.3 CURRÍCULO DESATUALIZADO
Lembre-se de que o seu currículo é o cartão de embarque para que você possa ingressar na próxima fase do processo seletivo - a entrevista com o recrutador ou até mesmo com o gestor da empresa. Caso o seu currículo esteja desatualizado, provavelmente você terá problemas para transmitir suas experiências, habilidades, atitudes ou até mesmo impossibilitar o contato com você.
1.4 EXTENSÃO
O currículo deve ser breve e objetivo, portanto, evite apresentá-lo com muita informação. A extensão ideal para um bom currículo é de, no máximo, duas páginas. Preserve os detalhes das suas habilidades e experiências para apresentar ao recrutador numa possível entrevista.
Lembre-se que o currículo é um documento importante e que merece toda a nossa atenção quando o assunto é a busca por uma oportunidade de trabalho. Embora muitas empresas utilizem processos de recrutamento e seleção diversos, a apresentação de um bom currículo continua sendo fator de sucesso para que candidatos possam ingressar no mercado de trabalho, buscar uma nova oportunidade ou até mesmo abrir novas possibilidades.