Saiba mais sobre o trabalho do profissional técnico em Estética
Você sabe o que faz um esteticista?
Sexta-Feira, 14 de Julho de 2017
O mercado da beleza é um dos mais promissores no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor teve um crescimento médio de 10% ao ano nas últimas décadas. O país se encontra em terceiro lugar no ranking de consumo de serviços de cosméticos, perdendo apenas para Estados Unidos e China. Neste contexto, o curso Técnico em Estética ganha cada vez mais destaque e se torna uma boa opção para quem tem interesse em atuar na área da saúde e da beleza.
O segmento demonstra estar na contramão da crise econômica brasileira. O mercado de cuidados com a beleza e com a saúde, além de estar em crescimento, está cada vez mais exigente. A indústria demanda mais inovação em seus produtos e os profissionais necessitam de mais qualificação devido à competitividade crescente.
Apesar das profissões relacionadas à beleza serem, por tradição, desempenhadas informalmente, as empresas estão selecionando funcionários que tenham formação técnica na área. O fato ocorre, principalmente, em razão do aumento das necessidades dos consumidores que passam a exigir mais qualidade e aperfeiçoamento nos serviços. A procura de serviços estéticos teve um acréscimo de 32% do ano de 2013 para 2014. O desenvolvimento do ramo possibilita a abertura de vagas e o conhecimento específico em estética se torna um diferencial para entrar ou continuar no mercado de trabalho.
Aliado a este crescimento no setor, a profissão ganhou destaque no ano de 2012, quando foi integrada ao Conselho de Biomedicina. A conquista ampliou as possibilidades de atuação em áreas que envolvam procedimentos a laser. Além disso, agora o profissional pode executar funções em eletroterapia, radiofreqüência e depilação definitiva. O exercício da profissão pode ser desempenhado em clínicas estéticas, salões de beleza, clínicas médicas (no trabalho com o pós-operatório), spas, academias e indústrias de cosméticos. O segmento também oportuniza ao técnico em estética empreender e abrir seu próprio negócio. Blogs, sites e espaços de produção de conteúdo também são um caminho para os futuros técnicos. A formação proporciona a credibilidade necessária para esse tipo de projeto.
O SEG - Sistema de Ensino Gaúcho oferece o curso Técnico em Estética, com todas as alternativas que o ramo oportuniza ao profissional, nas cidades de Porto Alegre, Santa Maria e Ijuí. A estrutura curricular do curso contempla as áreas faciais, corporais, spa, maquiagem e terapias capilares. O empreendedorismo no mercado de trabalho também é abordado no conteúdo de sala de aula. Após se formar, o profissional pode obter o registro do Conselho de Biomedicina na carteira de trabalho. A solicitação de registro, o valor da anuidade e outras informações podem ser consultados no site CRMB-5.
Quer saber mais sobre as possibilidades na área da Estética? Conheça o curso, clicando aqui.
Você pode gostar também dos seguintes artigos:
Técnica em Estética pelo SEG conquista emprego em Clínica de Saúde Integrada, em Santa Maria/RS
A caminho do sonho: o curso Técnico em Estética na voz de duas alunas
Quanto custa fazer um curso Técnico?
11 informações que você precisa saber sobre cursos técnicos
Menores de 18 anos podem realizar um Curso Técnico?