NOVAS REGRAS PARA O ENSINO MÉDIO, VOCÊ CONHECE?
Veja as regras para o ensino médio em 2022
Quinta-Feira, 17 de Fevereiro de 2022
Estamos em meio a uma mudança de comportamento mundial, com a pandemia muitas coisas aceleraram de uma forma inacreditável. Mas, no Brasil, uma área seguiu paralisada, a educação no ensino fundamental e no ensino médio.
.
Infelizmente, inúmeros jovens foram prejudicados pela limitação no acesso à internet e pela fragilidade da situação financeira das famílias. Milhares deles tiveram que abandonar a escola para ajudar no orçamento familiar, iniciando no mercado de trabalho precocemente.
.
No entanto, antes mesmo da pandemia, novas regras para o Ensino Médio vinham sendo implantadas lentamente. As novas diretrizes têm como objetivo trazer os jovens para a discussão sobre o seu futuro profissional, incentivar a procura pelo ensino técnicos e profissionalizante e, principalmente, promover uma maior liberdade na carga horária de estudos desses jovens.
.
O QUE MUDA?
Com base na Lei nº 13.415/2017, são propostas mudanças bastante significativas no Ensino Médio, listamos a seguir as principais para você:
1) A carga horária passará de 800 horas para 1.000 horas anuais;
2) 60% das disciplinas ofertadas pela BNCC (Base Nacional Curricular Comum), e os outros 40% deverão ser preenchidos pelos chamados itinerários formativos – no qual, o aluno decidirá entre cinco áreas de estudo que desejará aprofundar durante os três anos letivos de seu Ensino Médio;
3) As escolas não serão obrigadas a oferecer todas as áreas aos estudantes, mas precisarão fornecer pelo menos uma. As 5 áreas são:
• Linguagens e suas tecnologias;
• Matemática e suas tecnologias;
• Ciências da Natureza e suas tecnologias;
• Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
• Formação Técnica e Profissional.
4) BNCC e do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) não podem ter temas vistos como ideológicos pelo Governo Federal;
.
A proposta com o NOVO ENSINO MÉDIO é motivar esses jovens a enxergarem as novas possiblidades, dividirem seus medos e tornar o ambiente escolar mais receptivo e acolhedor. A tentativa é torná-los mais preparados para o mercado de trabalho e a realidade dos problemas sociais que existem.
.
A integração da formação técnica com o Ensino Médio não só abre portas para novas oportunidades, como constrói cidadãos conscientes, desenvolve as habilidades práticas e expande a mente desses jovens, que estão em constante buscando por novidade. Além disso, tem potencial de capacitar profissionais para preencher as inúmeras vagas atualmente abertas no mercado de trabalho, que não são preenchidas pela ausência de trabalhadores preparados.
.
Em 2022, a 1ª série do Ensino Médio começa a aplicar as novas normas, em 2023, as mudanças serão para a 1ª e a 2ª séries e, em 2024, o plano é que a mudança atinja também a 3ª série.
.
As mudanças aconteceram gradativamente, mas já significa um grande avanço e novas possibilidades para os jovens que começam a descobrir novos caminhos para o futuro. O SEG – Sistema de Ensino Gaúcho pode te ajudar nessa jornada.
.
Descubra a unidade mais próxima da sua casa, quais os cursos que você pode fazer e as novas oportunidades para mudar o rumo da sua história.