As 10 habilidades que você precisa desenvolver em 2022
Saiba as 10 habilidades para você se destacar em 2022
Quinta-Feira, 13 de Janeiro de 2022
As 10 habilidades que você precisa desenvolver em 2022
De acordo com o relatório “The Future of Jobs”, 35% das habilidades mais exigidas para a maioria dos cargos no mercado de trabalho mudam em curto espaço de tempo. Sendo assim, para manter-se no mercado, é importante que todo profissional esteja atento e disposto a repensar as percepções sobre as suas competências.
Para te ajudar a entender quais habilidades você deve aprimorar, listamos as 10 mais relevantes para esse ano de 2022, segundo o Fórum Econômico Mundial:
1 - Pensamento analítico e inovação: Vamos pensar juntos, o simples ato de fazer compras no supermercado se tornou uma ação limitada e mecânica com o passar do tempo. Então você (assim como todo o mercado) precisou se adaptar, procurar soluções, usar de novas tecnologias e... PRONTO, surgiu a forma de realizar as suas compras por um app... isso foi uma INOVAÇÃO. Você também pode criar e fazer parte de soluções inovadoras, basta ficar atento aos problemas que estão por aí em toda a parte, aguardando uma solução mais eficiente!
2 - Aprendizagem ativa e estratégia de aprendizagem: Com a grande oferta de conhecimento que existe hoje no mercado, não espere para se atualizar, busque informações, use mais ferramentas do que a sala de aula oferece, como Ebooks, cursos EAD. Analise cuidadosamente as suas carências e pontos fracos, isso vai te ajudar a entender por onde começar.
3 - Criatividade, originalidade e iniciativa: São características que elevam o perfil do profissional. Então, quer um exemplo? Quando você vai abastecer seu carro e o atendente oferece pra limpar o para-brisa, você fala que sim e ele gentilmente passa o sabão em todos os vidros, nas luzes, quase lava seu carro de graça... raro né? Mas acontece! Isso é iniciativa, originalidade e criatividade do posto. Certamente você voltará pelo ótimo atendimento que teve e o atendente vai acabar recebendo o seu devido reconhecimento.
4 - Design e Programação de Tecnologia: Hoje podemos fazer praticamente tudo da palma da nossa mão, com um celular. Há uma infinidade de apps e softwares capazes de te ajudar a organizar a rotina, aumentar a eficiência e auxiliar em tarefas simples ou complexas. Você deve também estar atento às redes sociais, tanto as mais tradicionais como as mais inovadoras, como o TikTok por exemplo. Através destes canais você pode ir muito além da diversão e do entretenimento: eles são cada vez mais usados para ampliar relacionamentos e gerar novos negócios.
5 - Pensamento crítico e análise: Uma das habilidades mais difíceis de se aprimorar, mas é graças a isso que ideias revolucionarias podem surgir. Há alguns anos, seria inconcebível a ideia de entrar no carro de um estranho, ou receber um desconhecido em seu veículo. Mas a análise e identificação de uma possível mudança de cultura na sociedade permitiu a criação do UBER, um sucesso em todo o mundo, que possibilita o uso de veículos pessoais para prestação de serviços de transporte.
6 - Solução de problemas complexos: A capacidade de resolver problemas é um indicativo do nível de inteligência individual e constitui uma habilidade bem-vista em toda e qualquer organização. Isso ocorre inclusive em segmentos muito tradicionais e conservadores, como a saúde. Aprovada no Brasil durante a pandemia, a Telemedicina criou a possibilidade de consultas on-line, em caso de procedimentos simples, que não necessitem de exames presencias. Assim, você pode conversar com seu médico da sua casa, usando recursos de áudio e/ou video, evitando filas e a sobrecarga do sistema de saúde.
7 - Liderança e influência social: Seu perfil não pode se limitar a chefiar uma equipe. Nas mais diversas situações do dia a dia, a sua capacidade de realmente influenciar um grupo e criar aderência a uma ideia podem ser postas a prova. Você conhece a Juliette do BBB? Lembra como ela mobilizou uma grande equipe enquanto ela estava na casa? Pois então, mesmo sem querer ela liderou e influenciou muitas pessoas até um objetivo, tornar ela campeã do reality.
8 - Inteligência emocional: Com todas as mudanças que aconteceram durante a pandemia, cuidar da sua inteligência emocional é fundamental para o equilíbrio da tomada de decisões, pois envolve o auto controle, automotivação, autoconhecimento. Procure entender quais são os seus limites e, se necessário, buscar a ajuda que necessita para evoluir nesta habilidade.
9 - Raciocínio, resolução de problemas e ideação: Essas competências demonstram quais são as expectativas do profissional de sucesso daqui para frente. Se você tiver 2 limões pense bem se será melhor fazer uma limonada ou se você pode melhorar, pegar mais alguns ingredientes e fazer um delicioso bolo.
10 - Análise e avaliação de Sistemas: Cada vez mais você deverá saber avaliar qualquer conjunto de variáveis que se unem para um objetivo comum. Quando você vai à um endereço novo, mesmo que você “acha que sabe” o caminho, mude seu pensamento para: “vou buscar” o melhor caminho, mesmo que no Google Maps ou outro app de navegação. Aqui o segredo é buscar todos os recursos que possam ser complementares e oferecer a você uma melhor eficiência na busca do seu objetivo.
Então, analise quais habilidades você já tem, quais você consegue aprimorar, quais você precisa desenvolver, e saia na frente. Um profissional capacitado tem mais chance no mercado de trabalho nesse 2022 que chegou.