Expectativas superadas: o curso Técnico em Segurança do Trabalho na voz de dois alunos
Incentivados a buscar qualificação, eles investiram na formação técnica
Quinta-Feira, 13 de Julho de 2017
A alta empregabilidade, o destaque no mercado profissional e a obrigatoriedade legal das empresas promoverem a saúde e a integridade do trabalhador são alguns dos motivos para investir na carreira de Técnico em Segurança do Trabalho. Responsável pela prevenção de acidentes, promoção da saúde e preservação do meio ambiente, o profissional assume cada vez mais importância em empresas de diversas áreas de atuação.
Incentivado pelo pai a procurar o curso técnico na área, o bombeiro civil Matheus Gomes conta que o interesse pela profissão surgiu através do seu dia a dia de trabalho. "Atuei muito próximo do Técnico em Segurança do Trabalho e sempre tive curiosidade em me aprofundar no assunto", relata. Assim que ingressou na escola, o estudante se surpreendeu com as diversas possibilidades profissionais que a formação proporciona. "Depois que entrei no curso, entendi que a função vai muito além de entregar o Equipamento de Proteção Individual (EPI)", revela. Após se formar, o aluno encontra amplas áreas de atuação. Indústrias, hospitais, comércios, construção civil, empresas e também consultorias de Segurança do Trabalho são algumas oportunidades. Além disso, a conclusão do curso permite o requerimento do registro profissional no Ministério do Trabalho.
Deseja saber mais sobre o Curso Técnico em Segurança do Trabalho? Informe-se, clicando aqui.
Assim como Matheus, o estudante do curso Técnico em Segurança do Trabalho, Vinicius Quadros, também foi motivado a procurar qualificação. "Escolhi o curso pelo contexto da área de atuação e porque tenho amigos que trabalham com isso", diz. A partir das experiências dos amigos já formados, Vinicius despertou a vontade de desempenhar a atividade de cuidar da saúde e da segurança no ambiente laboral. Feliz com a carreira que escolheu, o futuro profissional conta que o conhecimento adquirido possibilita a ele ter uma visão de técnico nas vivências cotidianas. "Em qualquer lugar que frequento eu me imagino trabalhando lá, corrigindo as falhas e tentando fazer melhorias", conta. Apesar das dificuldades ampliadas pela crise econômica brasileira, Vinicius almeja ingressar no mercado de trabalho assim que finalizar o curso. "Acho que não vai ser difícil, é uma questão de se colocar no mercado e conseguir usar tudo o que aprendeu aqui", acredita.
Neste contexto, o SEG - Sistema de Ensino Gaúcho oferece o curso Técnico em Segurança do Trabalho, com todas as alternativas que o ramo oportuniza ao profissional, nas cidades de Caxias do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Porto Alegre, Santa Maria, Santa Rosa, Santiago e São Luiz Gonzaga. A estrutura curricular do curso contempla ética profissional, legislação aplicada, primeiros socorros, higiene e medicina do trabalho, entre outras.
Você pode gostar também dos seguintes artigos:
Sem comodismo: Conheça a trajetória de crescimento profissional do Técnico Jonatar
Procurando emprego? Ou precisando crescer profissionalmente?
Menores de 18 anos podem realizar um Curso Técnico?
Quanto custa fazer um curso Técnico?
11 informações que você precisa saber sobre cursos técnicos