Mercado, salário e carreira: tudo que você precisa saber sobre o Técnico em Informática em 2022
Em um setor em constante crescimento, profissional de TI encontra cenáriois favoráveis pós pandemia
Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2021
A tecnologia está presente em diversas esferas da nossa vida. Seja para se conectar com os amigos, para estudar ou até mesmo para realizar tarefas cotidianas como comprar roupas e pedir tele entrega de comida. Hoje, a maioria dos brasileiros utiliza a internet tanto para o lazer quanto trabalho e educação. Para atender a demanda dos consumidores e do mercado, o Técnico em Informática é um profissional requisitado em empresas de todos os setores. Conheça a seguir o curso Técnico em Informática do SEG e as principais informações sobre a área.
O curso Técnico em Informática capacita o aluno para instalar sistemas operacionais, aplicativos, configurar redes de computadores, realizar programação e desenvolver soluções para internet. É durante a formação técnica que você conhece e explora os segmentos mais demandados do mercado. Montagem, manutenção, programação, redes e banco de dados são algumas das possibilidades dentro dessa profissão.
Após se formar, você encontra oportunidades em empresas públicas e privadas de qualquer setor, em assistências técnicas e ainda tem a opção de empreender e trabalhar como autônomo. No entanto, não é preciso esperar a conclusão do curso para iniciar sua trajetória no mercado de trabalho. A área da Informática é um campo com grande oferta de vagas de estágio. Além disso, é a partir dos programas de estágio que você pode construir carreira nas maiores empresas de tecnologia e software do Brasil e do exterior.
Se o seu sonho é morar fora do país, o curso Técnico em Informática pode ser o seu passaporte. É que alguns países, como o Canadá, recrutam profissionais estrangeiros para atuarem na área de Informática. A falta de mão-de-obra qualificada nessas localidades é uma das explicações para a ampla oferta de vagas. Além de encontrarem diversos postos de trabalho, os brasileiros são atraídos pela remuneração oferecida. Mas atenção: para disputar vagas no exterior é fundamental que você fale inglês fluentemente.
Além do segundo idioma, quem quer evoluir dentro da área precisa estar em constante atualização. Por ser um setor dinâmico e em permanente transformação para crescer você precisa continuar os seus estudos e estar atento às tendências. Assim, as chances de conquistar um cargo de gerência se potencializam ainda mais. A remuneração de um Técnico em Informática no Brasil é em média de R$ 1.953 mensais, de acordo com levantamento do site Glassdoor. No entanto, é possível conquistar salários elevados de acordo com a experiência e o conhecimento do profissional.
Dessa maneira, o Técnico em Informática pode ser o ponta pé inicial para você ingressar no setor de Tecnologia. Com um emprego na área, você pode investir em uma graduação e elaborar um currículo competitivo para vagas de nível superior. Foi assim que Fábio Giordani construiu sua carreira. A partir da formação técnica, o Gestor de Suporte Técnico da Dell EMC, conquistou suas primeiras oportunidades na área. Após se estabilizar financeiramente, ele investiu na graduação para alcançar cargos mais elevados. Confira o depoimento dele aqui.
Panorama da área
Em um setor em constante crescimento e com ampla geração de empregos, o profissional da área de Informática encontra um cenário favorável para se estabelecer e ainda melhor: para crescer dentro da profissão. É o que mostra o levantamento da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), divulgado em setembro. Enquanto alguns setores da economia, diminuíram a oferta de vagas em razão da pandemia do coronavírus, o setor de TI aumentou a sua oferta de empregos. Segundo a pesquisa, entre janeiro e julho deste ano, as vagas de tecnologia aumentaram 1,18% (ou seja, 14 mil postos de trabalho) em relação ao mesmo período do ano passado. Outro indicativo positivo para você investir em um curso Técnico em Informática é a grande procura por mão-de-obra qualificada. Antes mesmo da pandemia, a Brasscom apresentou um estudo que previa um déficit de 290 mil profissionais de TI em 2024 no Brasil.
Técnico em Informática do SEG
A formação técnica está presente em seis cidades do Rio Grande do Sul, são elas: São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Santiago, Cruz Alta, Ijuí e Caxias do Sul. Com opções de turmas semanais ou apenas aos sábados, o aluno aprende sobre os seguintes temas:
- - Análise de Sistema;
- - Arquitetura de Hardware;
- - Arquitetura de Redes de Computadores;
- - Banco de Dados;
- - Editoração Gráfica e Audiovisual;
- - Inglês Aplicado;
- - Linguagem de Programação - Web;
- - Linguagem de Programação - Estruturada;
- - Linguagem de Programação - HTML e CSS;
- - Linguagem de Programação - Orientada a Objeto;
- - Linguagem e Comunicação;
- - Lógica e Programação;
- - Manutenção de Redes de Computadores;
- - Manutenção, Montagem e Configuração de Microcomputadores;
- - Segurança de Redes de Computadores;
- - Sistemas Operacionais e Aplicativos.
Para mais informações sobre o curso Técnico em Informática, clique aqui.