Menores de 18 anos podem realizar um Curso Técnico?
5 dicas para quem tem pressa em conquistar conhecimento e autonomia profissional
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024
Experiência profissional, amadurecimento e remuneração são alguns dos pontos chaves para ingressar em um Curso Técnico antes mesmo de completar 18 anos. Com o foco na prática, esse segmento de ensino costuma potencializar a entrada de jovens no mercado de trabalho, abrindo muitas portas para quem deseja começar cedo a construir uma carreira de sucesso. Mas afinal, com quantos anos eu posso iniciar um Curso Técnico? Confira a seguir, 5 dicas para quem tem pressa em conquistar conhecimento e autonomia profissional.
1. Quais são os requisitos para realizar um Curso Técnico?
Para ingressar no Ensino Técnico, o estudante deve cumprir uma das seguintes condições: já ter concluído o ensino médio, ou estar com ele em andamento, em qualquer um dos anos, o que vale também para os recém matriculados. Dessa forma, a idade não é um fator determinante para os interessados em um Curso Técnico. Administração, Contabilidade, Enfermagem, Estética, Massoterapia, Farmácia, Análises Clínicas, Informática e Segurança do Trabalho são algumas das opções em que o estudante pode iniciar a formação sem nenhuma exigência de idade, desde que o curso seja oferecido na modalidade presencial. Há exceções, como o curso Técnico em Radiologia e todos os cursos oferecidos na modalidade EaD, que exigem que o aluno tenha 18 anos já completos.
Atenção: Os Cursos Técnicos oferecidos na modalidade EaD só podem ser realizados por maiores de 18 anos.
2. Tudo ao mesmo tempo: posso fazer o técnico e o ensino médio juntos?
Ao optar por realizar um curso Técnico concomitantemente ao Ensino Médio, você antecipa a sua escolha por uma profissão e ainda inicia o quanto antes a sua preparação para ingressar no mercado de trabalho. Dá para economizar um bom tempo assim: ao final dos três anos, você já sai com os dois certificados, pronto para trabalhar. Além disso, essa é uma oportunidade para você experimentar a profissão e ter a certeza de que está iniciando uma carreira na área que mais se encaixa ao seu perfil. As aulas práticas e os estágios remunerados são os locais ideais para testar a sua afinidade e se certificar de que realmente essa é a melhor opção para você.
3. Saia na frente: faz mesmo diferença começar agora?
Você já deve estar cansado de saber que o curso Técnico é considerado uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Mas, além disso, quais são as vantagens que o curso Técnico oferece para quem começa cedo? Iniciar a sua jornada profissional mais jovem possibilita que você adquira experiência enquanto a maioria dos seus colegas ainda está avaliando as opções para depois de concluir a Escola. Construir um currículo sólido a partir das vivências proporcionadas pela formação técnica pode ser uma boa alternativa de se diferenciar daqueles que chegarão ao mercado de trabalho apenas com o Ensino Médio concluído. E não se esqueça dos estágios remunerados, que podem ser realizados durante o curso e assim contribuírem financeiramente para seus estudos ou até mesmo seus hobbies e lazeres.
4. Responsabilidade dobrada: não dá muito trabalho?
Conciliar os estudos do Ensino Médio com o aprendizado do curso Técnico pode não ser fácil, mas é um bom começo para você aprender a gerenciar seus compromissos e não se perder na tão esperada vida adulta. Cursando os dois cursos, será necessário que você tenha disciplina para se organizar e assim, realizar as suas tarefas com o máximo de aproveitamento. De bônus, você ainda pode aproveitar esse momento para planejar sua vida financeira, especialmente se estiver em um estágio remunerado durante o curso Técnico.
5. E depois, o que fazer para ir mais longe?
O curso Técnico pode ser apenas o início da sua jornada de capacitação. Com menor duração, esse modelo de ensino visa preparar profissionais para atuarem de maneira prática em setores com maior demanda. Contudo, a formação técnica não precisa ser o ponto final da sua busca por qualificação. Lembre-se que, em um mercado cada vez mais competitivo, o aprimoramento profissional deve ser contínuo.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens entre 18 e 24 anos representam 32% do total de 13 milhões de desempregados no país. Por isso repense sua ideia de estagnar após o primeiro diploma. Se você já se convenceu de que precisa rechear o seu currículo e ampliar suas habilidades, comece a procurar opções de ensino superior que tenham afinidade com o curso Técnico escolhido. Assim, você traça um caminho com mais possibilidades para seguir após sua formatura.
Curtiu as dicas, mas ainda está em dúvida? Confira o depoimento de alguns dos nossos alunos que optaram pelo curso Técnico antes de completarem 18 anos.
Depoimento 1:
"Escolhi fazer o curso Técnico em Enfermagem, junto com o Ensino Médio, para buscar uma vaga no mercado de trabalho assim que concluir a Educação Básica, pois um curso Técnico nos proporciona muitas oportunidades. E assim, empregada, poder custear meu Ensino Superior".
Ana Carolina Fonseca Massuquini, 17 anos, aluna do curso Técnico em Enfermagem de Cruz Alta/RS.
Depoimento 2:
"Escolhi o SEG porque é uma Instituição bem vista na sociedade, que proporciona excelentes oportunidades e forma profissionais competentes e preparados para o dia a dia do mercado de trabalho. É um lugar muito agradável de estudar, com cursos ótimos".
Fernanda de Sena Nunes, 17 anos, aluna do curso Técnico em Enfermagem de Santiago/RS.
Quer saber mais sobre os cursos Técnicos do SEG? Clique aqui.
Você pode gostar também dos seguintes artigos:
11 informações que você precisa saber sobre cursos técnicos
Quanto custa fazer um curso Técnico?
Em 15 dias de estágio, a efetivação: Conheça a história da Técnica em Óptica, Ana Caroline
Pedi demissão e fui em busca do meu sonho
Do SEG ao mercado de trabalho: Conheça a história de Taiana, Técnica em Enfermagem