Conheça o curso Técnico em Farmácia
Em um setor em constante crescimento, o profissional encontra bons salários
Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019
Com ampla possibilidade de atuação após a conclusão do curso, o Técnico em Farmácia é preparado para desempenhar funções que proporcionem qualidade de vida para pessoas. Em um setor em constante crescimento, o profissional encontra bons salários e grande demanda no mercado de trabalho. A seguir confira mais informações sobre as oportunidades de crescimento na profissão.
1. Oportunidade de ajudar o próximo
Responsável por atuar diretamente no atendimento da farmácia ou desempenhando atividades gerenciais como a administração de recursos humanos, estoques e compras, o Técnico em Farmácia desempenha uma função fundamental para suas empresas e para a qualidade de vida da população.
Inserido na área da saúde, o curso que capacita este profissional objetiva a formação de profissionais técnicos que têm a missão e o compromisso de zelar pelo cuidado com a vida. Por trabalhar com a manipulação e o controle da qualidade de medicamentos e cosméticos, o Técnico em Farmácia é uma profissão que demanda grande responsabilidade. Além disso, é através do trabalho desenvolvido por esse profissional que os clientes são orientados quanto ao uso e a conservação de medicamentos prescritos pelos médicos, influenciando diretamente no bem-estar das pessoas.
2. Grande demanda de mercado
A saúde é uma das áreas em que há uma demanda contínua de profissionais capacitados para proporcionar bem-estar e qualidade de vida a todos. Dessa maneira, o Técnico em Farmácia encontra um mercado amplo e cheio de oportunidades para exercer a sua profissão.
O envelhecimento da população brasileira também é um ponto positivo para quem decide investir nessa capacitação. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), em 2017 o número de brasileiros com mais de 60 anos superou os 30 milhões. O levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda mostra que a expectativa para 2030 é de que o contingente de idosos ultrapasse o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos.
Diante desse aumento no número de idosos no país, a tendência é que haja a necessidade de mais profissionais para atender e orientar essas pessoas em farmácias ou drogarias. Além disso, os laboratórios farmacêuticos devem aumentar a produção de medicamentos direcionados para essa faixa da população, ocasionando nessas duas situações o crescimento da demanda de Técnicos em Farmácia para atuar em diversos setores.
3. Ampla área de atuação
A variedade de possibilidades em uma carreira é fundamental para quem deseja ingressar e se manter no mercado de trabalho. Após concluir o curso, o profissional encontra diferentes opções de atuação na área.
Dentre os postos de trabalho mais conhecidos pela população, o Técnico em Farmácia pode desempenhar suas funções em drogarias, farmácias públicas, hospitalares ou de manipulação. Além de todas essas alternativas, o profissional também está adapto para trabalhar em laboratórios e nas indústrias farmacêuticas e de cosméticos. Mas não é somente nesses locais que ele pode desenvolver o seu ofício. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as distribuidoras de medicamentos são outros segmentos em que há possibilidade de atuação do Técnico em Farmácia.
4. Bons salários
A remuneração de uma profissão é um fator importante na escolha de uma carreira. De acordo com pesquisa realizada pelo site Salario.com no período de setembro de 2018 e abril de 2019, o salário de um Técnico em Farmácia é, em média, R$1.904,92/mensais para uma jornada de 40h semanais. Com uma média salarial próxima dos R$2 mil/mensais, a profissão se torna ainda mais atrativa por também oferecer diversas possibilidades de atuação dentro do mercado de trabalho.
5. Setor em constante crescimento
O mercado farmacêutico brasileiro é um dos maiores do mundo e as expectativas para os próximos anos são de crescimento. De acordo com os dados fornecidos pelo Guia 2018 Interfarma, em 2017, o país encontra-se na 6ª posição no ranking dos mercados, atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França.
A projeção é de o Brasil assuma já no ano de 2022 a 5ª posição. Os bons índices de desenvolvimento na área também podem ser observados nos dados coletados pelo Conselho Federal de Farmácia. Segundo as informações divulgadas em 2018, o país conta com 87.794 farmácias e drogarias privadas, 11.251 farmácias públicas e 6.934 farmácias hospitalares. Somente no Rio Grande do Sul, o número de farmácias e drogarias privadas é de 5.390, sendo o Estado com o maior volume de estabelecimentos da região Sul.
Percebeu como essa profissão lhe oferece muitas possibilidades? Para saber mais informações sobre o curso Técnico em Farmácia, clique aqui.
Você pode gostar também dos seguintes artigos:
Terminei o Ensino Médio: e agora, como escolher uma profissão?
11 informações que você precisa saber sobre cursos técnicos
Menores de 18 anos podem realizar um Curso Técnico?
Quanto custa fazer um curso Técnico?
Ainda é possível realizar um Curso Técnico pelo Pronatec?