Sem comodismo: Conheça a trajetória de crescimento profissional do Técnico Jonatar
Após o término do estágio, ele foi efetivado.
Quarta-Feira, 06 de Junho de 2018
O desejo crescer profissionalmente e a maior oferta de empregos motivaram Jonatar Peres Viana a trocar a cidade de Santana do Livramento por Caxias do Sul. Desde 2003, ele reside no município conhecido por ser o segundo polo metalmecânico do país. "Grande parte das pessoas que migram para Caxias é em busca de uma oportunidade de trabalho", afirma.
O objetivo de ingressar na indústria metalmecânica foi alcançado e Jonatar trabalhou durante 11 anos nesse setor, inclusive atuando em empresas de grande porte. A experiência na área possibilitou uma vida mais estável, porém, ele continuou em busca de evolução profissional. Durante alguns meses, Jonatar se empenhou em procurar tendências e possíveis formações para agregar ainda mais conhecimento a sua trajetória. Após escolher o curso Técnico em Segurança do Trabalho, iniciou a procura por escolas que oferecessem a formação. "Entre várias pesquisas, a instituição que mais me passou segurança e credibilidade foi o SEG, devido a vasta experiência na formação na área de Segurança do Trabalho", diz.
As primeiras fases do curso foram difíceis para Jonatar, em virtude do tempo e dedicação necessários para assimiliar os novos conteúdos e das demais responsabilidades cotidianas dele. "No início foi bem complicado, conciliar trabalho, família e estudos foi bem desgastante", admite. Contudo, ele seguiu se esforçando e adquirindo conhecimento na área em que havia escolhido. "A satisfação de estar aprendendo coisas novas superou todas as dificuldades", afirma. O tempo de estudo em sala de aula rendeu a Jonatar uma série de trocas de experiências com os Professores, devido a sua experiência na indústria metalmecânica. "Tenho muito a agradecer aos professores e ao SEG", diz. Além disso, ele reconhece que o auxílio da família foi fundamental para que a conclusão da formação fosse possível. "Agradeço também aos amigos e principalmente, aos familiares que me apoiaram nessa nova etapa de vida", conta.
A virada na vida profissional de Jonatar começou quando ele estava prestes a estagiar durante o curso Técnico em Segurança do Trabalho. Acostumado a trabalhar na indústria, Jonatar trocou de setor e ingressou na construção civil. "Foi quando tomei uma decisão chave na minha vida, iria fazer estágio em outra área", conta. Nesse período, ele se desligou da área em que atuava e utilizou a aprendizagem obtida no Ensino Técnico para almejar desafios ainda maiores. "Foi mais uma novidade muito gratificante. Após o término do estágio, fui efetivado", lembra. A iniciativa de diversificar as suas oportunidades profissionais possibilitou que o Técnico em Segurança do Trabalho atingisse conquistas ainda maiores. "Hoje me tornei um empresário na indústria da construção civil", celebra. Jonatar acredita que façanhas como essa podem ser alcançadas a partir, principalmente, da determinação pessoal. "Tudo isso pode acontecer com você, basta sair da sua zona de conforto e buscar uma instituição séria e com profissionais capacitados. Eu indico o SEG", explica.
Neste contexto, o SEG - Sistema de Ensino Gaúcho oferece o curso Técnico em Segurança do Trabalho, com todas as alternativas que o ramo oportuniza ao profissional, em oito cidades do Rio Grande do Sul. A estrutura curricular do curso contempla temas como "Higiene e Medicina do Trabalho", "Primeiros Socorros", "Princípios de Gestão Ambiental" e "Princípios de Tecnologia Industrial", entre outros.
Você pode gostar também dos seguintes artigos:
Expectativas superadas: o curso Técnico em Segurança do Trabalho na voz de dois alunos
Do SEG ao mercado de trabalho: Conheça a história de Felipe, Técnico em Segurança do Trabalho
Aluno do SEG conquista emprego na área de Segurança do Trabalho
Procurando emprego? Ou precisando crescer profissionalmente?
Do estágio remunerado ao posto de Técnica em Segurança do Trabalho