O que fazer quando uma pessoa tem parada cardiorrespiratória?
Quinta-Feira, 13 de Abril de 2023
Quem vê alguém sofrendo uma parada cardíaca pode ficar muito assustado e demorar para tomar uma atitude, mas, nesses casos, é essencial agir rápido, sabe por quê? A pessoa que sofre uma parada cardiorrespiratória e recebe reanimação cardíaca imediata pode dobrar e até triplicar a chance de sobrevivência.
A ação rápida durante uma parada cardiorespiratória é de extrema importância, pois cada segundo conta quando se trata de salvar a vida de uma pessoa. Durante uma parada cardiorrespiratória, a pessoa perde a consciência e para de respirar, o que pode levar a danos cerebrais irreversíveis e à morte se a oxigenação adequada do corpo não for restaurada imediatamente.
Mas como fazer reanimação cardíaca? Separamos algumas dicas para você:
-
Verifique os sinais de respiração por meio de sons ou movimentos do tórax. Se a pessoa não respira ou sofre para respirar, deite-a de barriga para cima em uma superfície rígida;
-
Ajoelhe-se ao lado da vítima, na altura dos ombros dela, e localize o centro do tórax, entre os mamilos;
-
Posicione os braços estendidos com os dedos entrelaçados, colocando uma mão sobre a outra, apoiando-se no centro do peito;
-
Mantenha os braços esticados e use o peso do corpo para fazer compressões rápidas e fortes;
-
Inicie compressões com a frequência de 100 por minuto (ou seja, 5 compressões a cada 3 segundos), comprimindo o tórax na profundidade de, no mínimo, 5 cm para adultos e crianças e 4 cm para bebês.
-
A manobra de reanimação deve continuar até a chegada do socorro ou se houver reação da vítima. É recomendada a troca de socorrista a cada 2 minutos para garantir a melhor qualidade do procedimento, pois ele é bastante cansativo.
O técnico em enfermagem é um profissional treinado e capacitado para identificar rapidamente uma parada cardiorrespiratória e iniciar as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) imediatamente.
Além disso, o técnico em enfermagem também deve ser capaz de avaliar rapidamente a causa da parada cardiorrespiratória e tomar medidas para corrigir qualquer problema subjacente, como a administração de medicamentos ou o uso de dispositivos para desobstruir as vias respiratórias.
A ação rápida do técnico em enfermagem durante uma parada cardiorrespiratória pode fazer a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa. Por isso, é fundamental que os técnicos em enfermagem recebam treinamento adequado e estejam preparados para lidar com situações de emergência.
Prevenção
Mudanças de estilo de vida são recomendados para prevenir e controlar as doenças cardiovasculares, principais causadoras de parada cardiorrespiratória segundo os médicos. Dessa forma, é indicado adotar uma dieta com menos consumo de sal, gordura e álcool, ficar de olho no estresse e sedentarismo, interromper o tabagismo e controlar comorbidades como hipertensão, diabetes e obesidade.
O SEG possibilita aos estudantes do Técnico em Enfermagem um aprofundamento nesse assunto, fazendo com que os alunos tenham experiências práticas e saibam das melhores técnicas para usar em situações de emergência. Conheça o Técnico em Enfermagem da maior escola gaúcha de cursos técnicos: https://www.estudeseg.com.br/cursos/tecnicos/21-curso-tecnico-em-enfermagem